top of page

Ambidestria Organizacional, o que é isso?

Atualizado: 14 de abr. de 2023


ree

Como Administrador fui conduzido a mergulhar em inúmeras ferramentas de gestão ao longo de mais de duas décadas de carreira. Fui surpreendido por muitas delas que serviram de instrumento e inspiração para que eu pudesse me desenvolver como consultor, gestor, empreendedor e, sobretudo, líder. Outras nem tanto! Pareciam não fazer muito sentido para a minha forma de enxergar e aplicar as técnicas necessárias para solucionar problemas e entregar resultados nas empresas.

As ferramentas por si só não são capazes de gerar resultados se não houver uma cultura adequada para a fluidez dessas técnicas tão experimentadas dentro das organizações. Não bastasse isso, a compreensão das pessoas acerca de tais ferramentas e a capacidade de aplicação sempre foram determinantes para o alcance dos objetivos desejados com cada uma delas.

A minha geração viu o analógico ser substituído pelo digital, a indústria ser transformada através da automação, a mudança disruptiva nos hábitos de consumo e os serviços juntando esforços e tecnologias para entregar as melhores experiências. Do Lean ao Metaverso, do PDCA ao Analytics, da Força à Inteligência, do Poder à Diversidade, da Máquina à Inteligência Artificial, sempre haverá algo novo para ensinar e algo ainda mais novo para aprender.

De repente surgem novas técnicas e formas de conduzir uma organização que deseja se perpetuar por anos, décadas e até séculos. Apesar de não ser novidade para alguns, porém pouco difundido na maioria das organizações, o conceito de Ambidestria Organizacional me parece ser o que há de mais genial em termos de gestão contemporânea, para um novo momento social e econômico dentro das organizações. Quando ouvi falar pela primeira vez em Ambidestria Organizacional há poucos anos atrás, logo me tornei um entusiasta dessa forma visionária de conduzir um negócio. Isso me fez mais uma vez, mergulhar no novo e encontrar oportunidades para ajudar organizações a serem mais eficazes. Não importa em qual setor da economia, nem tampouco o segmento de atuação, a Ambidestria pode ser estudada, adaptada e implementada em qualquer empresa.

Mas o que é Ambidestria Organizacional?

É o conceito de buscar simultaneamente a eficiência operacional e a capacidade de inovação. É cuidar do presente e pensar no futuro. É ser ainda melhor no que faz bem e desbravar novos produtos e serviços que possam mudar para melhor o futuro da organização.

Muito mais do que uma conceituação teórica, uma organização que deseja ser ambidestra precisa ser capaz de inserir técnicas, processos e competências multidisciplinares aliada a

uma cultura inconformada com o status quo, trazendo o conceito de que “o que nos trouxe até aqui não nos levará, necessariamente, para muito longe sendo competitivo”.

A única certeza que temos é que no futuro, mais próximo do que imaginamos, as coisas serão ainda mais diferentes, mais disruptivas, mais desafiadoras e mais exigentes do que são hoje e, certamente, não haverá lugares para empresas inertes. Portanto, alie-se a Ambidestria Organizacional para superar os desafios de uma nova era nos negócios. Sucesso!


 
 
 

Comentários


bottom of page